25.5.08

Lenda do Santo Graal é mera invenção da Idade Média, dizem especialistas

Até século 12, cálice da Santa Ceia não era famoso; poetas deram início à saga.Trama de 'Código da Vinci' envolvendo Graal mistura fraudes e erros históricos.


A lenda do Santo Graal virou, nos últimos tempos, uma espécie de ímã para quase todo tipo de lixo cultural e teorias estapafúrdias. Por isso, é bom colocar as coisas em pratos limpos: o famoso objeto não tem absolutamente nada a ver com Maria Madalena, com os Cavaleiros Templários ou com a sociedade secreta fictícia conhecida como Priorado de Sião. E, aliás, o Graal também não tem nada a ver com Jesus Cristo.

A existência de um suposto cálice milagroso onde o sangue do Messias crucificado teria sido recolhido não passa de uma invenção do fim da Idade Média – uma história bolada pelo poeta mais famoso da Europa no século 12 e, desde então, aumentada por uma fieira de autores posteriores. A lenda do Graal fez muito sucesso em sua época simplesmente por juntar numa só trama as duas grandes paixões do público medieval: cavalaria e fé cristã. E foi sendo repaginada de acordo com as preocupações dos séculos posteriores – inclusive as teorias da conspiração tão populares no começo do século 21.

No princípio era a Ceia
Poucos historiadores hoje duvidam de que Jesus e seus apóstolos realmente celebraram uma ceia derradeira antes que Cristo fosse morto a mando das autoridades romanas e judaicas. Os Evangelhos narram como o grupo comeu pão e bebeu vinho durante a cerimônia. Sabemos até como era a bebida servida nessa época. “Em todo o Mediterrâneo de então, ninguém bebia vinho puro, mas sim diluído em água”, conta Francisco Marshall, historiador da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). “É que, com as condições precárias de fabricação e preservação da bebida, ou o vinho era uma espécie de vinagre, uma coisa muito ruim, ou então algo muito forte”, diz Marshall. “O jeito, então, era diluí-lo e, se possível, colocar nele algumas ervas aromáticas para melhorar o sabor.” Ainda quanto às condições materiais do suposto Graal, podemos dizer que Indiana Jones estava certo – ao menos num quesito. No filme “Indiana Jones e a Última Cruzada”, o arqueólogo escolhe “o cálice de um carpinteiro”, feito de madeira e de aparência humilde, como o verdadeiro Graal. De fato, judeus das camadas populares como Jesus provavelmente bebiam em recipientes feitos de cerâmica ou madeira. Pareciam simples cuias, como os oriundos da região de Qumran, no mar Morto, retratados no início desta reportagem. No entanto, é muito pouco provável que os utensílios de mesa utilizados por Jesus e seus companheiros em sua refeição final juntos tenham sido preservados. Para começar, como afirma o próprio Novo Testamento, a sala onde a ceia aconteceu era alugada. Além disso, o hábito de guardar relíquias relacionadas a figuras religiosas importantes começou relativamente tarde entre os cristãos – cerca de um século após a morte de Jesus. Para os primeiros seguidores de Cristo, o importante não era preservar seus objetos pessoais, mas sim espalhar sua palavra.

Quem conta um conto...
No entanto, conforma a nova religião evoluía, os fiéis sentiam faltas de descrições mais detalhadas da vida e da morte de Jesus, diante da narrativa muitas vezes lacônica dos Evangelhos canônicos (os quatro “oficiais” incluídos no Antigo Testamento). Surgiram então histórias tardias, de caráter popular, como o chamado Evangelho de Nicodemos, que data do fim do século 4 de nossa era. A obra narra com mais detalhes como os nobres judeus José de Arimatéia e Nicodemos deram um enterro digno ao corpo de Jesus antes de sua ressurreição, e como um soldado romano chamado Longino feriu o tórax de Cristo com uma lança. Logo começaram a circular lendas sobre as relíquias do Sangue Santo – o sangue que José de Arimatéia e Nicodemos teriam recolhido do corpo de Jesus – e sobre a lança de Longino, dois elementos que voltariam na história do Santo Graal. A pré-história da lenda estava mais ou menos nesse pé quando entrou em cena um escritor francês chamado Chrétien de Troyes. Ninguém sabe exatamente de onde Chrétien de Troyes tirou a inspiração para dar o passo seguinte no desenvolvimento da lenda, por volta do ano 1180. O poeta do norte da França já fazia sucesso com histórias sobre os cavaleiros da Távola Redonda, especialmente Lancelote, o mais valoroso deles. É então que ele decide escrever uma nova saga sobre Percival, um jovem nobre que perde o pai muito cedo e é criado longe da civilização pela mãe. “Percival é uma espécie de bom selvagem, não sabe se comportar em sociedade por ter sido criado no meio da mata”, afirma José Rivair Macedo, especialista em história medieval da UFRGS. O rapaz encontra um grupo de cavaleiros na floresta e fica tão fascinado por eles que pede à mãe para se tornar cavaleiro também. Parte para o corte do rei Arthur, consegue seu desejo e parte pelo mundo em busca de aventuras.

“Uma coisa tão santa”
E é aí que o Graal finalmente entra em cena. Percival chega ao castelo de um nobre conhecido como Rei Pescador, onde ele presencia uma cerimônia que ficaria conhecida como a procissão do Graal: uma lança que sangra (alguém se lembrou da lança de Longino?) e “um graal” - a palavra é usada de modo genérico por Chrétien. “A tradução mais correta para o português seria escudela”, diz Macedo, referindo-se a uma espécie de prato comprido e relativamente fundo – uma travessa, diríamos hoje – usada para servir peixes ou carnes. Ironia das ironias: o Graal original não é um cálice, mas um prato! Chrétien dá a atender que “o graal” carregava uma única hóstia, que servia de alimento para o pai do Rei Pescador, gravemente ferido. Diversos eventos misteriosos fazem com que Percival deixe o castelo do Rei Pescador e encontre um eremita. O monge conta ao cavaleiro que o Graal é “uma coisa muito santa” (tante sainte chose, no dialeto francês medieval de Chrétien)... e a história termina aí, sem final. Há quem ache que Chrétien tenha morrido antes de concluí-la. Foi justamente graças a essa ponta solta que a criatividade dos autores que vieram depois de Chrétien pode correr solta. Para o medievalista britânico Richard Barber, autor do livro “O Santo Graal – A História de Uma Lenda”, os autores juntaram o mistério do Graal de Chrétien com o Evangelho de Nicodemos e as imagens religiosas da época para sugerir que, na verdade, a “coisa muito santa” era o prato (ou o cálice) onde José de Arimatéia e Nicodemos teriam recolhido o sangue de Jesus.

Cavaleiro puro
Em parte graças aos personagens da Távola Redonda que agora faziam parte da história, a saga do Graal passou a fazer enorme sucesso. Nas cinco décadas depois da morte de Chrétien, surgiram 18 continuações da história de Percival, com vários autores diferentes. A maioria delas incluía um novo cavaleiro, Galahad, filho de Lancelote, um guerreiro casto e puro que se unia a Percival e a outros homens da Távola Redonda para encontrar o Graal. Com isso, eles seriam capazes de curar o pai ferido do Rei Pescador, salvando o reino dele da destruição, e encontrar a iluminação. De acordo com Barber, embora as histórias incorporem alguns elementos da mitologia celta, seu pano de fundo é basicamente cristão. O Graal funciona como um símbolo da Eucaristia, o sacramento da transformação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Cristo. Beber (ou comer) do objeto restaura a saúde do soberano ferido e, de quebra, leva Galahad direto para o Paraíso – exatamente os atributos que a doutrina da Eucaristia dá a esse sacramento.

Antioquia
O curioso é que, com a popularidade do Graal, várias igrejas da Europa passaram a reivindicar a posse do cálice usado por Cristo na Última Ceia. Dois exemplos estão em Valência, na Espanha, e Gênova, na Itália (em ambos os casos, o mais provável é que sejam objetos de origem árabe, fabricados no começo da Idade Média). Um objeto descoberto na Síria no começo do século 20, conhecido como cálice de Antioquia, chegou a ser considerado como o Graal original até se descobrir que ele não passava de uma lâmpada a óleo, também do começo da Idade Média.

Código da bobagem
A lenda do Graal andou em baixa do fim do século 16 até o começo do século 19, quando um interesse renovado pela cultura da Idade Média surgiu no Ocidente. No entanto, sua máxima popularidade recente certamente se deve ao livro “O Código Da Vinci”, que afirma que o Santo Graal na verdade seria o sang real – o “sangue real” dos filhos de Jesus com Maria Madalena, que teriam migrado para a França no começo da Era Cristã e sido protegidos ao longo dos séculos pelo chamado Priorado de Sião. Tudo isso não passa de um imenso engodo, usado pelo escritor americano Dan Brown (e outros antes dele) para aumentar a popularidade de seus livros. Primeiro, as evidências de que Jesus e Maria Madalena tenham casado e tido filhos são nulas (assim como as de uma suposta viagem dela para a França). O Priorado de Sião é uma fraude criada por um vigarista francês no século 20. E a expressão sang real é só uma leitura equivocada da expressão san greal, “Santo Graal”, por alguns escritores do século 15.
Fonte: Portal G1

9 comentários:

Anônimo disse...

[b][url=http://www.louisvuittonhandbagsu.co.uk/]Louis Vuitton UK Handbags[/url][/b] But as a tactic what in standard occurs is going to be the motive that this. Bob is normally that viewing out in addition to a is actually an amazing He feels and seems to be offered as moving to find the daily information, finds some adverts that audio participating, and encircles them all of them are with red expensive Then the individual sweats out and about heading for staying the shield letter, personalizes each and every deal with, attaches his curriculum vitae mails them out and about and congratulates quite minor all throughout the a multi purposeful pastime in conjunction with a noble if which is so accomplished. Then almost nothing occurs.
two. Geographical scope: Half of your luxury consumers live in the Eastern rising marketplaces. The glitter of Dubai and Shanghai demonstrates the dominant presence of Eastern people in consuming luxurious merchandise. Abounding people are accustomed with these archetypal accessories of LV. It seems that Louis Vuitton handbags would never ever abatement abaft and they could abduction the looks entire world. The Speedy accoutrements of Louis Vuitton are a great deal of recognized and commended products.

[b][url=http://www.louisvuittonbagswebsite.co.uk/]www.louisvuittonbagswebsite.co.uk[/url][/b] Mentor handbags are much less costly than their competing designer manufacturers. When compared to more expensive brand names, they supply good charges, setting up at about 2 hundred dollars. Don't assume to pay for much more than 5 hundred bucks for even higher close Coach purses.
So, guarantee that you simply are likely the obtain the identical shade what you see for the website by speaking to the shopper assist. They will have the option to help on various issues to ensure that you purchase the correct issues. The retailer need to also have a excellent return policy in which you can return the goods whenever they are ruined or not fitting your anticipations.

[b][url=http://www.louisvuittonwebsitesofficial.com/]louis vuitton outlet website[/url][/b] Hermes now entering all sectors in the vogue entire world, even owning their own fragrance assortment dominates the vogue earth. With quite a few counterfeits and other designers looking up to Hermes, you could see comparable models everywhere in the higher street. On the other hand, Hermes will almost always be noted for their handbag and scarf range..

[b][url=http://www.louisvuittonhandbagsoutlet.ca/]louis vuitton canada[/url][/b] For all those who prefer to do online shopping for motor vehicles, Govt Vehicle Seizures is an additional online auctions website. This site demands a one-time fee of $47.ninety five (having a current distinctive price tag of only $39.ninety five) and offers you entry to countless authorities pre-owned cars these types of as cars, trucks, SUVs, motorcycles and also boats at amazingly minimal rates. In addition, it saves you hours of investigation by presenting you direct back links to other relevant on the internet auctions, contact data for police and federal auctions in your town, and also a step-by-step 5 day automobile auction tutorial..
Specialist translation businesses on the other hand benefit from top quality command checks to be certain the translations currently being sent will be the highest high quality. Now, it really is legitimate that in-house Spanish translation gurus can create excellent perform, but no man is surely an island. They call for additional proofreading and editing to guarantee the ultimate piece is in the vicinity of ideal..

[b][url=http://www.bestlouisvuittonsalestore.com/]louis vuitton[/url][/b] Don offer your credit score card or bank account number unless you are actually paying for anything. Your cultural security range should not be needed unless you are making use of for credit. Be in particular suspicious if a person boasting for being from a organization with whom you may have an account asks for information the organization presently has.

Anônimo disse...

Hi, modafinil no prescription - buy provigil online no prescription http://setbaclinks.com/, [url=http://setbaclinks.com/]provigil sale[/url]

Anônimo disse...

12, Accutane Online - buy isotretinoin http://www.benefitsofisotretinoin.net/, [url=http://www.benefitsofisotretinoin.net/]Accutane For Sale[/url]

Anônimo disse...

1, Lunesta Cost - generic eszopiclone http://www.lunestasleepaid.net/, [url=http://www.lunestasleepaid.net/] Cheap Eszopiclone [/url]

Anônimo disse...

4, [url=http://www.dreamcoatsoft.com/]Prednisone 5mg[/url] - Prednisone Online - prednisone medication http://www.dreamcoatsoft.com/ .

Anônimo disse...

12, [url=http://www.costofklonopin.com/]Generic Klonopin[/url] - Buy Clonazepam - clonazepam online pharmacy http://www.costofklonopin.com/ .

Anônimo disse...

http://hermeshandbag.finniwolf.com browse outdoor is gorgeous, satisfying and as a result accessible to all. created walnut Single bedroom runs on a sleep measurements 3"0 back button 6"6, to the, You can still end up with needing to depend on significantly more technique. I seemed sympathy for man or woman miners even though not for the greater valid reason. Flap Hobo tote, Brown/Gold DKNY flat Croc pretty big handbag handbags, jewel DKNY structure.
http://hermeskelly.finniwolf.com

Anônimo disse...

Yоuг cuгrent гeport featureѕ confirmеd beneficial to mе perѕonаllу.
It’s vеry еduсatіonal anԁ you're certainly really knowledgeable in this field. You have exposed my own eye to numerous views on this kind of subject matter with intriguing, notable and solid content.

My site ... Buy CIALIS Online

Anônimo disse...

Thanks to my father who told me about this web site, this webpage is in fact awesome.


my blog post :: Selling A Car On Line