15.8.08

Blog LivreMente entrevista Mariel Marra

LivreMente entrevista Mariel Marra

Mariel Marra é escritor e editor do site “Guerreiros da Luz” no qual é responsávelpor textos em defesa da Fé, é também bacharel em teologia pelo Centro Universitário Izabela Hendrix.

1.LivreMente: Quem é Mariel Marra?

Mariel Marra: Sou evangélico apenas porque creio no evangelho, e cristão apenas porque creio em Cristo. Sou um crente Vertical! Alguém ressuscitado juntamente com Cristo, que busca as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus (Cl 3:1). Tenho a missão de anunciar as Boas Novas através do evangelismo relacional, no qual se preocupa muito mais em ser igreja, do que levar alguém a freqüentar igreja. Sou acadêmico formado em Teologia pelo centro universitário metodista Izabela Hendrix, e crítico da literatura evangélica por força das circunstâncias. Sou colunista de uma revista evangélica local, e escritor de artigos versando sobre a fé cristã, os quais são publicados no site (guerreirosdaluz.com.br).

2. LivreMente: Mariel, você possui um site , "Guerreiros da Luz.com.br" quando você teve a idéia de criar um site?

Mariel Marra: Este site foi criado em 2005 para que eu pudesse manifestar meu pensamento sobre um tema da fé cristã que sempre julguei muito relevante que é: O Cristão e a Batalha Espiritual. Os leitores de meu site, que o acompanham desde o início, sabem que sempre escrevi bastante sobre esse tema, contudo nos últimos anos observam a mudança de opinião sobre aquilo que ensinam sobre a “Batalha Espiritual”, e por essa razão e por força das circunstâncias, me tornei por acaso crítico da literatura evangélica. Entretanto aproveito o ensejo pra dizer que durante essa caminhada, eu não me tornei cético quanto a Batalha Espiritual, mas sim alguém que questiona esse atual modelo pragmático da batalha espiritual iniciado com Peter Wagner nos EUA, e importado para o Brasil por Neuza Itioka. Particularmente vejo a possibilidade de se exercer um ministério de batalha espiritual de forma mais bíblica, menos legalista e simplesmente cristã, onde não se use o diabo como fonte fidedigna de informação, mas antes o próprio Cristo, e sua pura mensagem da Graça, a qual liberta e humaniza as pessoas.

3. LivreMente: Hoje em dia vemos vários pastores e apóstolos, muitos se auto-consagram para o ministério, qual sua opinião em relação a isso?

Mariel Marra: Diácono, Apóstolo, Evangelista, Pastor, Mestre, Profeta, Presbítero, Bispo, ou qualquer outro título eclesiástico, sempre deve ser encarado como FUNÇÃO, e não como cargo.

Vejo que essa é uma diferença fundamental para a boa saúde espiritual de qualquer congregação cristã, pois é inspirada na própria visão Trinitária, afinal dentro da Trindade nenhuma das pessoas divinas é mais importante hierarquicamente que a outra, mas elas se distinguem unicamente pela função (ministério) que cada uma desempenha.

Desse modo, a fim de refletirmos a perfeita imagem do Deus Trino, creio que nós enquanto Igreja (templo do Espírito Santo) e igreja (instituição), somente devemos nos diferenciar uns dos outros pela FUNÇÃO, e não por meio de cargos de importância e hierarquias.Não foi por acaso que ao enumerar os títulos eclesiásticos acima, coloquei Diácono antes de Apóstolo, pois que diferença há entre eles, se não meramente o nome da função que os distingue?

E o sentido etimológico da palavra “Diácono” quer dizer “aquele que serve”, logo é possível perceber que Jesus veio como aquele que serve, demonstrando ser esse o verdadeiro espírito evangélico entre os cristãos, onde o maior deve ser como o menor, afinal em Lucas 22:25-26 Ele disse: “Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve.”

Por isso creio que devemos agir sempre como diáconos uns dos outros e praticar a submissão mútua, e não mais somente a submissão da massa aos líderes, que são àqueles que dizem ser “Os Ungidos do Senhor”.Sendo assim creio numa organização de igreja (instituição) feita a partir de um modelo funcional, inspirado na imagem Trinitária de Deus, que não é hierárquica, pois do contrário cria-se pequenos impérios e tiranias humanas, sendo que os homens administradores dessas “igrejas”, geralmente acumulam poder demasiado em sua pessoa, e muitas vezes passam a ser vistos e tratados com admiração extrema, sendo infalíveis, intocáveis e inquestionáveis, onde que ao povo somente resta a obediência ou então será recriminado e taxado pelo grupo como “o rebelde”, “assassino da Visão” etc...

Entendo que o poder administrativo das instituições cristãs, deve ser descentralizado, e se possível organizado em forma de sínodo ou colegiado de três ou mais pessoas com mesmo poder de decisão, e possuindo uma liderança com data de validade pré-determinada, a fim de se evitar a perpetuação de maus líderes e o nepotismo, o qual faz de igrejas, pequenas empresas familiares, em que o poder fica sempre nas mãos de uma dinastia familiar, passando o poder de pai pra filho ou para parentes próximos.

Se a Igreja é de Jesus, então ela não pode pertencer a mais ninguém, e toda instituição que não reflete a imagem de Deus, então ela se torna perversa e demoníaca, passando a refletir a imagem da besta, possuindo o espírito do anticristo, o qual se levanta contra tudo que é de Deus, e opera no mundo com toda sorte de engano, tal como uma máquina de morte, ao contrário de servir para promover a Vida. Afinal toda forma de poder, quando exercida sem refletir da imagem de Deus, ele se torna perverso, bestial e demoníaco.

4. LivreMente: Uma pergunta que não que se calar, qual sua relação com Daniel Mastral?

Mariel Marra: Infelizmente até a presente data é a pior possível. Recentemente uma proposta de reconciliação foi entregue em mãos para ele, a qual propunha um encontro pessoal entre mim e ele, na presença de um mediador idôneo da confiança de ambos, contudo essa proposta foi negada, e no lugar surgiu o seu anuncio de processo judicial contra mim, alegando que tentou várias vezes se reconciliar e não conseguiu.

Sou o fundador de boa parte das comunidades de batalha espiritual no Orkut, mas desde setembro de 2006, meu nome nesse meio virou sinônimo de “pecado”, e tudo graças ao Sr. Marcelo (Daniel Mastral), o qual não aceitou ter suas obras literárias questionadas por mim no ponto de vista teológico, da edificação e também relativo a veracidade histórica daquilo que ele apresenta como suposto testemunho pessoal.

Recentemente ele anunciou em seu site que vai me processar juridicamente por invasão de privacidade, calúnia, difamação e injuria. Trata-se naturalmente de um contra censo, pois que privacidade ele quer ter, se ele mesmo expõe a própria vida e de sua família em seus livros? E que crimes contra honra foram cometidos sendo que falo unicamente daquilo que é exposto em seus livros? Afinal se ele não quer que sua vida seja criticada, então porque escreveu livros expondo a própria vida?

Porém agora coincidentemente ou não, fato é que estou até sendo ameaçado e de madrugada recebido telefonemas estranhos não identificados em meu celular. Não posso nem mais dormir com celular ligado e temo por minha segurança e de pessoas próximas a mim, pois não duvido da capacidade destrutiva destes terroristas, pois em Dez/2006, após ter questionado abertamente as obras de Daniel Mastral, tive minhas comunidades do Orkut roubadas por um “fake”(perfil virtual falso), as quais foram re-transferidas para o perfil virtual do ministério do Mastral, sendo que mesmo sabendo do furto ocorrido, ele se negou a devolver minhas comunidades roubadas, e ainda teve a infeliz decisão de apagá-las do sistema.

Ainda não sei se o Sr. Marcelo teve relação direta com o furto, mas DERCIFE (delegacia especializada em crimes da internet) está me ajudando a chegar aos responsáveis, entretanto sei e posso provar que as comunidades roubadas estiveram em poder do perfil virtual do ministério guerreiros da luz, e eles mesmo sabendo do fato ocorrido, decidiram apagar as comunidades, ao contrário de devolve-las ao dono como seria o certo. ( veja algumas provas do que falo: A) http://guerreirosdaluz.com.br/prova03.jpg, B) http://guerreirosdaluz.com.br/prova01.jpg, C) http://guerreirosdaluz.com.br/prova02.jpg ).

Portanto quer seja coincidência ou não, eu fico preocupado com essas ameaças a minha integridade física, pois quem tem coragem pra fazer terrorismo virtual em nome de Deus, possivelmente tem também coragem pra fazer terrorismo real, agredindo fisicamente pessoas, e acreditando ser ele o instrumento da “justiça divina”. E como não tenho nenhum desafeto ou problemas de ordem relacional com ninguém, só posso pensar que as ameaças que tenho recebido, estão vindo de algum(a) fanático(a), o qual de “guerreiro da luz” não tem nada!Pra mais detalhes, indico aos leitores desse blog, a leitura de meu pronunciamento sobre tudo isso: http://guerreirosdaluz.com.br/pronunciamento.htm

5. LivreMente: Esse ano temos eleições e muitos evangélicos se candidataram a cargos políticos, na sua opinião igreja e política um dias vão andar de mãos dadas?

Mariel Marra: Infelizmente são os justos pagando pelos pecadores. Depois do escândalo político de 2006, em que vários políticos evangélicos tiveram seus nomes envolvidos na “máfia das ambulâncias” e foram vistos como “os sanguessugas”, agora eu acho difícil de um evangélico ganhar meu voto de confiança apenas porque ele é evangélico.Essa conversa de “irmão vota em irmão”, isso é conversa pra ovelha dormir!

E pior ainda é a conversa de que precisamos enviar “guerreiros da luz” para ocuparem cargos públicos para que esses “Ungidos” possam fazer frente aos satanistas e servos do diabo que lá estão conspirando contra a Igreja.Em 2006 estive em SP, no congresso de batalha espiritual, realizado na igreja bola de neve e promovido por Neuza Itioka.

Nesse evento havia um “Apóstolo”, que prefiro não citar seu nome, o qual aproveitou o evento pra lançar sua candidatura pra deputado federal, se dizendo chamado por Deus pra “derrubar cavalos e cavaleiros” no congresso nacional. Uma Vergonha, pois o resultado é que tal apóstolo perdeu as eleições, e o suposto chamado profético que ele tinha recebido não se cumpriu! Portanto se eu fosse ele ficaria bem longe da política nos próximos 700 anos, pois estou de olho se ele voltará com esse discurso fajuto nas próximas eleições.

Infelizmente estão tentando manipular a Igreja por meio desses discursos e isso é intolerável! Transformar as instituições cristãs em apriscos eleitorais é perverso e anti-democrático, pois um líder eclesiástico não pode de modo algum ditar o voto de alguém! Não podemos aceitar que discursos assim, entrem em nossas denominações através desses conchavos políticos, que mais refletem a época da república velha, o coronelismo e o voto de cabresto.Mas na minha opinião Igreja e Política sempre andaram de mãos dadas e sempre vão andar.

O problema é que geralmente o povo pensa que política é coisa somente pra político, e não entende que seu chamado para ser diariamente sal e luz no mundo, nada mais é do que fazer política. Não entende a política está em seu chamado diário para ser uma voz profética nesse tempo, pregando a Verdade e denunciando o engodo. E não entende que política também se faz sem os políticos.

Há muito tempo que se cogita a idéia de um presidente evangélico no Brasil, mas sobre isso quero dizer que sou radicalmente contra! DEUS NOS LIVRE DISSO! Pois um presidente evangélico seria a coisa mais anti-democrática que esse país já viveu. Mais até do que todo tempo em que houve ditadura no país!

A função de presidente da república não pode ser usada para fins tão perversos para privilegiar o segmento evangélico brasileiro. E ainda conhecendo a arrogância de certos grupos evangélicos brasileiros, duvido que o presidente saído desse meio, terá a capacidade de governar o país para o povo com imparcialidade, ética e justiça!Infelizmente o povo evangélico brasileiro ainda tem essa esperança burra, de reproduzir no país, o governo teocrático que eles encontram na bíblia e acreditam ser a vontade de Deus para todas nações. Acreditam que um presidente evangélico representará essa teocracia, ou ainda o antigo governo Davídico de Israel.

Eu fico muito assustado ao perceber esse tipo de idéia e a afirmação vinda de um líder evangélico, tal como Daniel Mastral, falando em protesto contra aqueles que o questionam e buscam conhecer a verdade por trás de seu testemunho publicado em livros: “Há tempos muitas pessoas tem nos procurado para oferecer ajuda sobre este assunto desgastante e patético. Advogados, Delegados, Juízes, Desembargadores, Deputados, todos irmãos na fé, e que conhecem, respeitam a amam este Ministério, e foram abençoados por Deus através de nossos livros ou por participarem dos Seminários. Sempre rejeitamos. Mas agora convocamos todos para formar uma aliança contra esta praga que tem assolado o Corpo de Cristo[...]” fonte: http://www.danielmastral.com.br/perguntas.htm#cpf

Imagine se um presidente evangélico sair desse meio... Receio que haveria uma perseguição religiosa sem precedentes no país, em que até evangélicos, seriam perseguidos caso levantassem contra tais “ungidos do senhor”.Se ao que parece atualmente, algumas pessoas que ocupam cargos públicos, os quais deveriam ser imparciais acima de tudo, estão até fazendo conchavos com ministérios evangélicos e tomando partido em causas particulares pra favorecê-los de algum modo, imagine então se um houver presidente da república evangélico.

Depois de ler isso no site do Mastral, imagine se eu dou “a sorte” de ter como Juiz nesse processo dele contra mim, algum desses “aliançados” com Mastral? Imagine que julgamento “justo” e “imparcial” eu terei!É sobre essa corrupção e perversidade do meio evangélico que me coloco contra! Ela deseja usar a máquina do poder em proveito próprio e isso é perverso e demoníaco! Por isso digo pra Deus nos livrar de ver tais evangélicos do poder, quer seja no judiciário, no executivo ou no legislativo.

6. LivreMente: Com passar dos anos varias igrejas tem lançado programas de rádio e de tv com o propósito de levar o evangelho, mas isso também pode ser um certo interesse comercial, já que em seus programas eles pedem ajuda financeira?

Mariel Marra: Bem... tudo na televisão é pago e custa caro! É por isso que existe briga pela audiência, afinal quanto mais audiência, mais caro se tornam os horários, e mais anunciantes aparecem, sendo então o lucro da emissora maior. Boa parte dos programas de rádio e TV evangélicos são particulares, logo são eles mesmos quem arcam com os ônus de sustentar um programa de rádio ou TV no ar, e por isso precisam vender vender vender vender... Logo é por essa razão também que a cada 1 minuto de Palavra, existem outros 5 minutos para se vender e pedir patrocinadores. É por isso que no final, diante da pressão de tantos compromissos financeiros pesados, tais pastores acabam se vendendo e anunciando um evangelho corrompido. Por isso antes tivessem ficado fora do ar, do que virem para os meios de comunicação para envergonhar a Igreja e o nome de Cristo.

7. LivreMente: Hoje pra você, quem são lideres,escritores e músicos que você mais admira?

Marial Marra: Posso citar o teólogo protestante alemão Moltmann e o teólogo católico latino americano Leonardo Boff, que me serviram como referencial teórico em meu trabalho de conclusão de curso, onde trabalhei uma co-relação entre Ética e Trindade, apresentando a perspectiva pericorética da Trindade, tal como um caminho possível para as relações éticas humanas. Mas sobre outros escritores posso citar também Brennan Manning de “O Evangelho maltrapilho”, Caio Fábio, Ed René Kivtz, Ricardo Gondin, dentre outros que denunciam a perversidade real e atual do sistema religioso evangélico. Mas leio muito sobre tudo e variados temas, os quais não necessariamente são evangélicos ou tenham relação com fé cristã, portanto fica difícil definir quais eu mais admiro. Agora dos músicos cristãos posso citar João Alexandre e Leonardo Gonçalves, entretanto também ouço MPB, Pop, Rock, Sertanejo e até música eletrônica sem letra tipo Techno e Trance, portanto meu gosto musical é bastante eclético e sou admirador de toda boa música, feita com qualidade e musicalidade. Apenas não suporto os mantras evangélicos que são feitos com duas ou três acordes e uma mesma frase que se repete vez após outra, vez após outra, vez após outra.... Não há quem agüente tanta chatice gospel!

8. LivreMente: Suas considerações finais, e uma palavra para os leitores do blog?

Muito bem leitor do blog LivreMente, espero de coração que minhas palavras tenham servido para despertar em seu coração uma luz de alerta sobre a situação perversa em que se encontra a igreja evangélica, e especialmente a evangélica brasileira.

Entenda que tudo isso que foi dito, provavelmente está acontecendo em sua própria igreja, bem debaixo do seu nariz, ou ainda você mesmo seja um desses que tem propalado um evangelho de mentira, afinal foi este que você recebeu como sendo o verdadeiro.

E se for esse o caso, tenha o caráter forjado por Deus para reconhecer o próprio erro, e mudar os rumos de sua vida, tal como eu fiz, quando percebi que os ensinos atuais sobre “Batalha Espiritual” não eram plenamente bíblicos e não refletiam o espírito da Graça. Errar é humano, mas permanecer no erro é burrice!Por isso tenha sempre coragem de questionar a complexidade do sistema religioso que te apresentam como verdade absoluta, pois o evangelho é simples e baseado na liberdade da Graça!

Logo tudo aquilo que sair dessa mensagem, infelizmente já não pode mais ser chamado de evangelho, mesmo que tal coisa faça chover milagres todos os dias, afinal milagres são sempre pela Graça, isto é, são imerecidos, e nunca porque Deus está aprovando e legitimando tudo que as pessoas supostamente tem feito em seu nome.

Portanto, sejam crentes Verticais e possuam um estilo de vida UP apontado para o céu, pois se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. (Cl 3:1) Estejam sempre buscando as coisas lá do alto, pois toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança (Tg 1:17). Busquem a sabedoria lá do alto, pois essa é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, e sem fingimento (Tg 3:17). Afinal quem tem em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem deve se vos gloriar disso, e nem mentir contra a verdade, porque esta não é a sabedoria que desce lá do alto, mas antes, é terrena, animal e demoníaca (Tg 3:14-15). Por isso novamente digo aos leitores desse blog, pensem nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra, porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. (Cl 3:2-3).

Para manter contato, enviando críticas, sugestões ou pedido de mais informações, faça através do site www.guerreirosdaluz.com.br, ou pelo email marielmarra@gmail.com . Um forte abraço a todos e agradeço ao blog LivreMente por ter proposto essa entrevista. Que Deus abençoe vocês ricamente.



Entrevista cedida ao Blog LivreMente
Fonte: http://livrementeweb.blogspot.com/2008/08/livremente-entrevista-mariel-marra.html

5 comentários:

Miriã Soares disse...

...eu vi no Orkut o Daniel marra sendo perseguido pelos fãs do Mastral...

Anônimo disse...

isso é uma tremenda palhaçada ....os cristão ao invés de trabalhar pelo reino....ficam fazendo esse papelão....Deus é o unico juíz e a eternidade revelara quem é quem.....
é triste ver isso ....porque almas estão morrendo e indo para o inferno...enquanto alguns que se dizem cristãos ficam fazendo esse papelão como o Marra e o Daniel Mastral.....

Anônimo disse...

Bom dia! O que tenho a dizer a respeito desse Sr. Mariel Marra, é simplesmente uma pergunta: Segundo a Bíblia, que ele diz pregar, o mentiroso é filho de quem? Faço esse questionamento por que em várias páginas da internet , inclusive publicada em E-Book, aparece um estudo sobre a suposta origem judaica da família Marra, do qual esse senhor diz ser o autor. Quando na verdade , pelo orkut, por volta de 2009, eu presenciei esse senhor solicitar tais informações do pesquisador e historiador de origem judaica Flavio Rogerio Ribeiro de Sa Cohen, porque solicitei meu estudo de origem de sobrenome desse honrrado senhor judeu. Esse Sr. Mariel Marra tentou ao máximo adulterar a estrutura do texto do Sr Cohen, mas esqueceu que repetiu os erros eventuais de digitação, até mesmo na bibliografia citada. Como diz a Bíblia pela árvore de conhece o fruto.

Anônimo disse...

jean
Helom ***:
Depois de tanto refletir, hj cheguei a conclusão de jogar todos os 4 volumes dos Livros: Filho do Fogo e Guerreiro da Luz no lixo.
Jogando no lixo ou não, não vai abalar minha fé, é que deu vontade mesmo.

Alguém aqui já tomou alguma atitude parecida?
Vc já leu mesmo... e como o livro é seu poderá fazer o que quiser só não acho inteligente de sua parte, poderia edificar outras vidas com ele, eu fui no curso ontem do Daniel foi uma benção impossível não enchergar o Espirito de Deus naquelas pessoas quando se tem a Cristo há transformação, perdão, quebrantamento,vi isso naquele lugar, e olha que ja passei grandes decepções com pessoas crentes já fui muito machucado pelo corpo de cristo, mas estas machucaduras me tornaram mais resistentes e mais atento. As lutas nos fortalecem.que todos tenham paz que todos deem o melhor de si que todos do corpo de Cristo lutem com as armas que o senhor Jesus nos ensinou. Amor fé perseverança, jejum oração, prontos para ouvir e tardios no falar. Shalon
13:26 (29 minutos atrás) excluir
jean
Tive minha postagem deletada ha poucos minutos atrás, gostaria de saber se esta comunidade, é uma comunidade democrática, que todos possam se expressar,civilizadamente sem agredirem ninguém, ou se aqui é uma comunidade que só defendem os que falam mal de Daniel Mastral? respeito a opinião de vcs mas tenho a minha, sem ofender e criticar ninguem apenas disse que para minha vida foi edificante ler os livros como tb ir aos seminários, vejo nestes guerreiros frutos diginos para o reino de Deus,é aquela historia pelos frustos se conhece a arvore... Quais os frutos desta comunidade abençoada cheia de servos de Deus que são tardios no falar e prontos a ouvir?
Que Jesus Cristo Filho de Deus que morreu por nós pecadores e nos deu seu perdão, nos lavou com seu sangue carmesim nos trouxe vida em abundancia, nos resgatou das trevas para sua maravilhosa luz esteja com todos vcs desta comunidade hoje e sempre guiando todos os seus caminhos Shalon
primeira | < anterior | próxima > | última

Anônimo disse...

SIMPLISMEMTE YASHUA E O VERDADEIRO ... DANIEL TEM UM PROPROSITO E LEVOU SEUS FIEIS AO ABISMO. NAO ALERTOU SOBRE A MARCA QUE VEIO EM LIQUIDO ...